Os incríveis benefícios da Beterraba

A beterraba é muito rica em vitaminas A, do Complexo B e vitamina C (que só é aproveitada pelo organismo quando a beterraba é consumida crua) e, em sais minerais, como Sódio, que protege o organismo contra a perda excessiva de líquidos, Potássio, necessário para a atividade muscular normal, Zinco, elemento necessário aos tecidos cerebrais, e Magnésio, que é constituinte do osso e regula as funções musculares e nervosas. É recomendada para anémicos por sua riqueza em Ferro, para quem tem dentes fracos ou gengivas inflamadas e aqueles que tem problemas intestinais, devido a seu efeito laxante. As pessoas com dentes fracos, atacadas de piorréia, devem fazer uso do suco de beterraba pelo menos três vezes por semana. A beterraba também é um ótimo remédio para combater os desarranjos do baço e do fígado, enquanto que suas folhas em forma de cataplasma, com um pouco de gordura, são empregadas como refrescantes nas feridas da pele e inflamações em geral. Para aqueles que sofrem de pedras na bexiga, um remédio eficaz é ferver uma beterraba e tomar seu caldo três vezes ao dia. O suco de beterraba, por sua vez, é tónico, refrescante e diurético, e combate a litíase renal, descongestionando as vias urinárias. Quando for comprar, escolha beterrabas de cor bem concentrada e tamanho médio. A casca deve ser lisa, sem rachaduras e com folhas brilhantes, sinal de que o legume está fresco. Ao cozinhar essa raiz, deixe 3cm de talo e não corte sua parte terminal. Esses cuidados evitam que a beterraba perca líquidos durante o cozimento, o que acentua seu sabor e a deixe com cor mais concentrada. Pode ser consumida de diversas maneiras: temperada com suco de laranja, que lhe dá um sabor diferente, deixando-a mais gostosa; pode ser frita, como batatas; batidas no liquidificador com leite; em sopas com outros legumes, ou ainda cozida e servida em forma de saladas. São pratos muito nutritivos. Nutrientes da beterraba: potássio fósforo ferro silício sódio cloro zinco manganês vitamina A, C e B betacaroteno fitoquímico bioflavonóide antocianina antioxidantes Benefícios da beterraba: 1-manutenção dos tecidos cerebrais 2-ajuda na construção óssea 3-regula as funções musculares e nervosas. 4-tem efeito laxante 5-ajuda para combater problemas ao nível do baço e do fígado 6-diurético 7-ajuda o descongestionamento das vias urinárias. Cem gramas de beterraba fornecem 42 calorias e igual quantidade de folhas desta hortaliça fornecem 38 calorias. Dica é o suco de beterraba, cenoura e laranja, fica uma delicia e é muito saudável.

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Anna Yuri


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